sábado, 24 de abril de 2010

O MUNDO NA TELA
WEBQUEST

Utilizar as Tecnologias na educação é uma fonte cada vez mais necessária para uma educação de qualidade.
Trabalhar com as tecnologias permite maior aproveitamento e estimula a atenção dos educandos sedentos por inovação tecnológica na aprendizagem.

O CONHECIMENTO AO ALCANCE DE TODOS
Webquest
É uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.

DEFINIÇÃO:
A webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

OBJETIVOS:
Modernizar modos de fazer educação
Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas
Promover aprendizagem cooperativa
Desenvolver habilidades cognitivas
Transformar informações ativamente
Incentivar a criatividade
Favorecer o trabalho de autoria dos professores
Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos

TIPOS:
Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.
Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
 
SEÇÕES DA WQ:
Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:
Introdução
Tarefa
Processo
Fontes de informação
Avaliação
Conclusão
Créditos

INTRODUÇÃO:
A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.
 
TAREFAS:
A Tarefa descreve que "produto" se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).
Exemplos de Tarefas:
resolver um problema;
formular e defender uma opinião;
analisar uma problemática;
colocar em palavras uma descoberta pessoal;
elaborar uma produção textual;
redigir um relato jornalístico, ou
qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

PROCESSO:
O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:
Primeiro, formem grupos de três alunos.
Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar.
...e assim por diante.
Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

FONTES DE INFORMAÇÃO:
As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.
As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

AVALIAÇÃO:
Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
 
CONCLUSÃO:
A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos atingidos.
A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

CRÉDITOS:
A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.

COMO ELABORAR:
Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão, e não exige o uso do computador.
Formatar - A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num gabarito que contém as seções típicas de uma WQ: Introdução, Tarefa, Processo, fontes de informação, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest.
Publicar - Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO
Definir o tema
Selecionar as fontes de informação
Delinear a Tarefa
Estruturar o Processo
Escrever a Introdução
Escrever a Conclusão
Inserir o conteúdo no gabarito
Fazer os acertos finais
Publicar a webquest

ORIGEM:
Bernie Dodge, o criador do conceito de webquest, é norte-americano, professor de Tecnologia Educacional da San Diego State University, Califórnia, EUA, desde 1980.
No desenvolvimento do modelo webquest, Dodge teve o apoio de Tom March, a quem costuma ser atribuída a autoria de algumas das melhores webquests.
The Webquest Page é o site do Professor Dodge sobre o assunto, referência fundamental da metodologia webquest.
Dodge vem utilizando ferramentas online há mais de 20 anos, para fomentar a troca de experiências entre educadores. Desenvolveu diversos softwares que estão no mercado, incluindo o PLANalyst, que auxilia na criação de planos de aula.
Um outro projeto seu é o Irrawaddy, um ambiente de escrita que capacita crianças (e estudantes de pós-graduação) a criar histórias interativas e simulações na Web.

REFERÊNCIA:
FONTE:
http://images.google.com.br/
http://webquest.sp.senac.br/textos/oque
http://webquest.sp.senac.br/textos/como
 
NOSSO ENDEREÇO NA WEB:
http://www.escolacampossalles.blogspot.com/
escolacampossalles@gmail.com
http://www.twitter.com/ecampossalles

 

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