domingo, 16 de maio de 2010

BPA - VOCÊ SABE O QUE É?

Plástico: como evitar as substâncias tóxicas

Para guardar comida, para fazer suco, para servir saladas. Vá na sua cozinha e preste atenção: quanto há de plástico nela? Se a sua resposta for “são incontáveis”, atenção: é preciso saber que tipo de plástico você leva para dentro de casa. E mais: saiba o que você deve e o que você não pode fazer ao usar utensílios que contenham este produto. “Ninguém sabe o quão tóxicos são os plásticos, mas estes materiais contém aditivos químicos”, alerta o guia do Environmental Working Group, uma organização de divulgação das informações referentes à saúde pública. Segundo o guia, não devemos usar plásticos de bisfenol-a (BPA) como o policarbonato. Estudos e testes demonstram que é desregulador de hormônios, responsável por mudanças de comportamento e pode provocar doenças. Apesar disso, este plástico é comumente usado para guardar comida e água e pesquisas revelaram que o material é encontrado no organismo de quem os utiliza com frequência. Também não coloque em contato com a boca utensílios de PVC. E procure os produtos livres de BPA.
Como utilizar utensílios de plástico: Não leve os plásticos ao micro-ondas, mesmo que eles sejam feitos para isso. Não use recipientes de plástico para bebidas quentes, apenas frias. Não deixe crianças e bebês entrarem em contato com plástico de produtos eletrônicos, como controle remoto e telefones celulares. Não use recipientes plásticos quebrados, pois eles podem liberar substâncias tóxicas. Ao lavar na máquina, deixe longe do aquecimento. Mas prefira lavar à mão.
As alternativas: Na cozinha, use potes de armazenamento de cerâmica ou vidro, inclusive para água. Se você bebe água durante o dia, leve um garrafa de vidro ou de aço inox. Não tenha pisos de vinil em casa. Para cortar alimentos, use a tradicional tábua de madeira, ao invés do plástico. Mas tome cuidado com a higiene. Ao levar comida no micro-ondas, cubra o alimento com uma toalha especial, em vez de um plástico . Não use cortinas de banheiro de plástico, prefira algodão. Na banheira, não tenha brinquedinhos de plástico e sim de outros materiais, como tecido. Para bebês, escolha mamadeiras de vidro ou sem BPA e com bico de silicone. Dê para o bebê brinquedos – inclusive de morder – de materiais naturais.
10 maneiras de reduzir sua exposição
1. Evite garrafas e recipientes feitos de policarbonato código de reciclagem (7, seguido pelo PC letras).
2. Comer tanto quanto possível, frescos ou congelados, em vez de enlatados. O liofilizado de alimentos ou embalados em caixas de cartão também pode ser uma boa solução.
3. Evite alimentos altamente ácidas ou gordura enlatados (molho de tomate, óleo de peixe, etc.) E podem conter níveis de BPA superiores, porque reage com ácidos e lipídios.
4. Escolha recipientes de vidro, porcelana, aço inoxidável ou feitos de outros materiais de policarbonato para armazenar alimentos.
5. Não aquecer um recipiente de policarbonato em forno de microondas, considere o uso de um recipiente de vidro ou de cerâmica.
6. Evite garrafas e copos feitos de policarbonato; preferem os seus modelos de polipropileno (código 5) ou vidro.
7. Se você usá-lo mesmo assim, não derramar água fervente e não colocá-los no microondas:sob a influência do calor, o BPA é liberada a partir do plástico em maior quantidade.
8. Não lave os pratos com detergentes fortes ou lavagem, porque ajuda a degradar o plástico e pode promover a migração do BPA no líquido. Limpe-os à mão em água morna e sabão.
9. Deixar arrefecer a água fervente em um recipiente sem policarbonato antes de o transferir para o frasco.
10. De preferência, utilizar a fórmula infantil vendido em recipientes de vidro ou plástico sem BPA.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário