domingo, 11 de abril de 2010

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles & Os Rolling Stones
Engenheiros do Hawaii
Composição: Migliacci / Lusini

Era um garoto que como eu,
Amava os Beatles e os Rolling Stones..
Girava o mundo sempre a cantar
As coisas lindas da América...
Não era belo mas mesmo assim
Havia uma garota a fim
Cantava Help and Ticket To Ride,
Oh! Lady Jane and Yesterday...
Cantava vivas à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na América...
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs...
Ratá-tá tá tá...Tatá-rá tá tá...Ratá-tá tá tá...Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Era um garoto que como eu!
Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo mas acabou!
Fazendo a guerra do Vietnã...
Cabelos longos não usa mais
Não toca a sua guitarra e sim
Um instrumento que sempre dá
A mesma notaRa-tá-tá-tá...
Não tem amigos não vê garotas
Só gente morta caindo ao chão
Ao seu país não voltará
Pois está morto no Vietnã...
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
No peito um coração não há
Mas duas medalhas, sim....
Ratá-tá tá tá...Tatá-rá tá tá...Ratá-tá tá tá...Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...Tatá-rá tá tá...Ra-tá-tá tá-tá ...


1- Interpretação da música:

a) Quantos anos tem a pessoa a quem a letra se refere?

b) De que bandas ele gostava?

c) Como ele era?

d) Ele era cantor profissional? Explique sua resposta.

e) Sobre o que ele gostava de cantar?

f) O que o separou de sua guitarra?

g) Para onde ele foi mandado?

h) O que aconteceu com ele?

i) O que ele presenciou na guerra?

j) O garoto da música separou-se de sua guitarra, pois passou a tocar outro “instrumento”. Que instrumento é esse a qual a música se refere?


2 -Pesquise na música e responda:

a) Palavras quanto ao número de sílabas

Monossílabas Dissílabas Trissílabas Polissílabas
___________ ___________ ___________ ______________
___________ ___________ ___________ ______________
___________ ___________ ___________ ______________

b) Substantivos

Próprios Comuns
______________________
______________________
______________________


c) Substantivos quanto ao Gênero

Masculino Feminino
_______________________________
_______________________________
_______________________________


d) Substantivo quanto ao número

Singular Plural
_______________________________
_______________________________
_______________________________

e) Palavras com acento:

Agudo Circunflexo Til
______________________________
______________________________


f) Dois verbos:


g) Que adjetivo foi utilizado para caracterizar o “cabelo” do garoto a qual a música se refere?



3) Criatividade

Transforme a música em uma história em quadrinhos. Para isto, é necessário dividir a música em partes, onde você poderá desenhar, recortar , colar figuras ou fotos de acordo com a interpretação de cada parte da música. Enfim, use sua criatividade!!!



BOM TRABALHO!

Professora Ariane

Um comentário:

  1. Parabéns Professora Ariane!
    Você faz parte do grupo de educadores que está fazendo a educação contemporânea se tornar futura.

    ResponderExcluir