sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A IMPORTANCIA DO RECREIO

Rosemary Kaspary*



                                                                                                                         

No pátio da escola  existe uma convivência cultural onde os sujeitos se socializam entre si, com diferentes formas de organização cultural e social. O educando permanece durante quatro horas em sala de aula, em atividades cognitivas e tem quinze minutos de atividades lúdicas e de socialização onde aprende a conviver, se expressar e relacionar-se com seus pares, sendo, muitas vezes, o único espaço para aprender o exercício da cidadania, respeito ao próximo e a livre expressão informal. Há quem diga que o recreio deixa os educandos muito agitados tornando o restante da aula improdutiva. Mas se os adultos contribuírem como parceiros, orientando a convivência, o resultado vai interferir automaticamente nas atividades do cotidiano escolar. Cada escola pode adaptar à sua realidade este momento de lazer, orientando as atividades através de profissionais, estagiários, amigos da escola ou grêmio estudantil. A educação que respeita seus participantes, sua individualidade e suas ansiedades, tem como retorno a colaboração e participação no processo construtivo do aprender. Saber ouvir as opiniões e solicitações, mostrar a importância da responsabilidade no papel de cada um para o bom andamento das novas estratégias que envolverão esta integração, tornarão o espaço e o tempo prazerosos, resultando um ambiente envolvente e almejado por todos, sem abrir mão da qualidade. É neste espaço que os educandos formam sua postura social. Se a educação não proporcionar esse diferencial de crescimento pessoal e cultural, o educando acaba sendo o depositário de conteúdos. Tornar a escola um ambiente onde a quantidade de conteúdos é mais importante que a qualidade das relações que envolvem os sujeitos nela inseridos, faz com que a teoria não esteja em concordância com a prática, impondo um autoritarismo que foge dos objetivos da educação autônoma, onde ensinar exige respeito, ética, bom senso e diálogo por parte daqueles que são os norteadores de um futuro educativo mais humano.
O Projeto "Recreio Dirigido" está sendo aplicado na Escola Campos Salles com o Grêmio Estudantil e com as mães voluntárias que brincam com as crianças no recreio. As crianças adoram e se divertem com atividades lúdicas próprias de sua idade e interesse.
Parabéns aos nossos colaboradores!
*Rosemary Kaspary é Supervisora Educacional da Escola Campos Salles







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